quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Endomarketing já!

Caros leitores,

Como estão?

Hoje, falarei sobre endomarketing, uma ferramenta do marketing usada para estimular, motivar, valorizar e fidelizar o público interno.

Conheci melhor esta ferramenta em uma das empresas onde eu trabalhei.
O clima de insatisfação interna era muito grande e estava atrapalhando seriamente o relacionamento com os clientes e a prospecção de novos contratos.
Responsável pelo departamento de marketing e comunicação, resolvi, junto ao RH, colocar em prática os projetos de endomarketing.
Antes de mais nada, fizemos uma pesquisa de clima organizacional para medir o grau de insatisfação e saber os pontos prioritários a serem mudados.
O RH fez a pesquisa e eu fiz a tabulação e apresentação dos resultados à diretoria.
 
Já estávamos prontos para montar o projeto e colocá-lo em prática. E, durante, dois anos, realizamos muitas ações:
- Aniversariantes do mês, para integrar a equipe.
- Campanhas comemorativas: Dia internacioanal da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças.
Exemplo: Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o RH selecionou 10 colaboradoras completamente diferentes umas das outras para uma sessão de fotos em estúdio; elas foram maquiadas e produzidas. As fotos viraram cartazes por toda a empresa e em seus clientes, mostrando a valorização de cada colaboradora. E estas 10 mulheres ganharam 2 posters e um cd com as suas fotos. Esta campanha foi um sucesso e teve uma excelente repercussão.
Outra campanha da qual eu gostava muito era a do Dia das crianças, na qual, os filhos dos colaboradores participavam de um concurso de desenho. O melhor desenho ganhava um super brinquedo. E cada ano era um tema. Isso envolveu pais e filhos e criamos uma ligação da empresa com a família do colaborador.
- Eventos de final de ano
- Eventos comemorativos
- Concurso Cultural valendo ingressos para cinema.
- Entrega de caixa de bombom na páscoa.
- Entrega de panetones e cestas de Natal.
- Comunicação eficaz: jornal interno, mural, e-mail, contra-cheque, intranet.

O resultado não poderia ser outro: ex-funcionários queriam voltar, envio de currículos diariamente para o RH da empresa, notas em revistas especializadas, melhor relacionamento com clientes, melhor resultado no departamento comercial.

Quando valorizamos o nosso público interno, estamos investindo no relacionamento com o público externo. Colaboradores satisfeitos produzem mais, fazem marketing da empresa e são fiéis.
Através do endomarketing, podemos melhorar a comunicação interna e minimizar o famoso "rádio-peão", integrar melhor a equipe, passar com eficiência os valores, a missão e a visão da empresa e levar cultura e bem-estar aos colaborares.

Para obter sucesso em seu projeto de endomarketing, é preciso ter criatividade, parceria com o RH e aval da diretoria. 
É importante também que o profissional de marketing e comunicação leia sempre sobre o tema e os cases de sucesso, saiba sobre as novas tecnologias de informação e sobre o que o mercado está fazendo.

Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar o endomarketing, valorizar o colaborador e ver o resultado de todas as estas ações.
É estimulante para mim.

Dica:
Li e gostei: "Endomarketing de A a Z - Como Alinhar o Pensamento das Pessoas à Estratégia da Empresa”
De Analisa de Medeiros Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário