Caros,
Como estão?
Desculpe a demora nas postagens, mas estive numa correria e, para completar, fiquei muito gripada na semana passada.
Minha paixão pelo marketing começou no meu primeiro dia de trabalho em uma distribuidora e exibidora de filmes alternativos. Fiquei lá por quase dois anos e aprendi muita coisa que pratico até hoje, por onde eu passo.
Posso dizer que tive a sorte de trabalhar, na maioria das vezes, com verbas baixas. O marketing dependia exclusivamente de criatividade e contatos.
É fácil ter bastante público num Harry Potter ou num O Homem-Aranha, mas, em filmes alternativos, é um pouco mais complicado e deliciosamente desafiador.
Antes de mais nada, é fundamental conhecer o produto ou serviço que vamos vender.
No caso dos filmes, temos que assistí-lo e pensar em seu público-alvo e formadores de opinião.
O material de divulgação tem que ser interessante e chamar a atenção do seu público. Com este material e convites de sustentação (convites usados em promoção, que vale, geralmente, de segunda a quinta, exceto feriados) em mãos, pensamos na estratégia de marketing.
Mas antes de passarmos para esta etapa, é importante ter mais a oferecer para os meios de comunicação para conseguirmos ampla divulgação.
É aí que entra o quê da criatividade; a permuta é a amiga de todas as horas para quem não tem verba suficiente.
Então, pensamos no tema do filme e a qual brinde podemos associá-lo.
Num filme sobre a relação entre pai e filhos, por exemplo, pensei num livro de fotografias sobre este tema. Entrei em contato com a editora e propus uma permuta: 1000 exemplares do livro por 1000 convites de sustentação, que foram oferecidos aos consumidores que comprassem o livro (na compra de um exemplar, ganhe um convite para assistir ao filme) nas diversas livrarias do Brasil.
Com os exemplares e os convites, montei o kit promocional do filme e, assim, a estratégia de marketing começou.
- Preestreias para os formadores de opinião, com palestras sobre o tema.
- Promoção em diversos sites de e sobre cinema, em rádios, jornais e televisão.
- Anúncios (uns sem custo, em troca dos kits)
- Parceria com empresas para fazer promoção cultural com os colaboradores (endomarketing)
- Assessoria de imprensa (associar o filme a um tema e conseguir matéria em revista, jornal e tv)
- Promoção e divulgação nas redes sociais
Estes são alguns exemplos das ações para a divulgação de um filme, no caso.
Seja qual for o seu produto ou serviço, há muitas formas de promovê-lo de forma eficiente, sem custos exagerados.
Basta colocar a criatividade para funcionar e ter contatos.
Para concluir, fica a minha dica: conheça o seu produto, tenha um bom material de divulgação (press releases entram aí), criatividade e contatos para começar a brincadeira.
Marketing é isso...
Gostei da postagem!
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