segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pesquisa de Mercado

Caros leitores,

Como vocês estão? Nestes últimos dias, estive ocupada com uns compromissos e a apresentação do trabalho da pós-graduação e, por isso, não tive tempo para me dedicar ao blog.

Há pouco tempo, fui muito questionada sobre pesquisa de mercado, o que me incentivou a falar, aqui, sobre esta ferramenta tão importante para qualquer empresa.

Mas por que realizamos uma pesquisa de mercado?
Quando queremos conhecer melhor o mercado em que atuamos, pesquisar novas oportunidades, atingir um novo público-alvo ou saber o que os concorrentes estão fazendo, realizamos uma pesquisa de mercado.
E esta pesquisa pode ser através de questionários ou mesmo em revistas, jornais, sites e tudo o que você encontrar sobre o seu negócio.

Recentemente, realizei uma pesquisa para apresentar novas oportunidades para uma empresa.
Então, estudei atentamente a história, a missão, a visão, suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, os produtos atuais e seu público-alvo.

Em sites, revistas do segmento, jornais e através de contatos, analisei:

- A concorrência: sua comunicação, seus clientes, seus diferenciais.
- O mercado: novidades, novas oportunidades e possibilidade de crescimento.
- Fornecedores: novas tecnologias e parcerias.

Depois de todas as informações coletadas, fiz um relatório e um guia de estratégias de marketing e comunicação, além de sugestões de mudanças para otimizar o negócio da empresa.

E aí fica a pergunta: você realmente conhece o mercado em que atua? Conhece seus concorrentes, seu público-alvo, seus fornecedores?
Está atento às novas possibilidades de crescimento?

Por isso, a pesquisa de mercado é tão importante.
Seja para atingir melhor o seu público ou explorar um novo segmento, a pesquisa é a ferramenta certa para você.

Então, boa exploração!

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