terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Marketing de relacionamento: Sua arma para a conquista



Como vão, caros leitores?
Acabei de assistir a este vídeo, feito e postado pelo Reinaldo Cirilo, sobre o atendimento da Nívea.

E aí? Assistiram?

Como podem ver, a esposa dele comprou um desodorante que veio com problema e, a partir do momento em que a cliente reclamou junto à Nívea, em menos de 24 horas, este problema foi solucionado.
A cliente ganhou um novo desodorante.


Com a internet e as redes sociais, o consumidor ganha poder e este poder torna-se uma arma poderosa contra as empresas que prestam um mau serviço.
Bom atendimento na venda e no pós-venda, agilidade e cordialidade nos casos de troca e um SAC que funcione (isso é raro, acreditem!) são ações simples e eficazes que, infelizmente, muitas empresas não dão a importância que elas merecem.


E basta investir em treinamento, gestão, comunicação e relacionamento para que o bom atendimento funcione e cative, assim, o seu cliente.
E acredite: cativando o cliente, terá um fiel marketeiro da sua marca.


Agora...se tratá-lo mal, terá o maior inimigo dela.


Fique atento!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O poder dos eventos

Antes de mais nada, Feliz 2012!
Fiquei um pouco afastada do blog por conta do meu trabalho de conclusão da pós-graduação, mas estou de volta!

Hoje, quero falar sobre evento, uma excelente ferramenta de marketing.
Com tantas marcas no mercado, é necessário pensar estrategicamente na divulgação da sua e, assim, atingir o seu público-alvo com eficácia.

Antes de mais nada, a empresa precisa verificar se determinado evento tem relação com a marca, a mensagem que a empresa quer passar e com o seu público.

A estratégia pode ser através de patrocínio de eventos ou a produção do próprio evento.

Particularmente, eu gosto muito de produzir eventos, como estratégia de marketing.
Em uma das empresas onde trabalhei, para divulgar um filme espanhol que falava sobre o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir um emprego, produzi uma sessão exclusiva do filme para profissionais de RH de diversas empresas e, em parceria com órgãos da área, realizamos um debate sobre o tema. Aquele era um dos nossos públicos e também o nosso formador de opinião.

O evento, que teve baixo custo, otimizou a divulgação do filme. Os participantes divulgaram em suas empresas e para os seus colegas de profissão. Tivemos mídia em vários veículos de comunicação.
Aproveitamos o burburinho e realizamos promoção interna nas empresas, onde os funcionários, através de concursos, ganhavam ingressos para assistir ao filme. Estimulamos o boca a boca.
O resultado foi excelente. Com pouca verba, conseguimos fazer um excelente marketing e nossa receita foi bem satisfatória.

Há também muitos eventos para patrocinar, que podem ter relação com a mensagem que a empresa quer passar, com o público que se quer atingir.
Basta pesquisar, analisar o custo-benefício e as ações que você pode fazer neste evento para promover ainda mais a sua marca.
Mas cuidado: Fique atento à qualidade e à segurança do evento. Sua marca estará associada a ele. E a mensagem que um passar, sua marca também passará.

Seja a produção ou o patrocínio de um evento, não feche os olhos para esta ferramenta tão poderosa.
Pesquise, deixe a criatividade aflorar, busque parceiros, promova a sua marca.

Boa sorte!