quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O poder dos eventos

Antes de mais nada, Feliz 2012!
Fiquei um pouco afastada do blog por conta do meu trabalho de conclusão da pós-graduação, mas estou de volta!

Hoje, quero falar sobre evento, uma excelente ferramenta de marketing.
Com tantas marcas no mercado, é necessário pensar estrategicamente na divulgação da sua e, assim, atingir o seu público-alvo com eficácia.

Antes de mais nada, a empresa precisa verificar se determinado evento tem relação com a marca, a mensagem que a empresa quer passar e com o seu público.

A estratégia pode ser através de patrocínio de eventos ou a produção do próprio evento.

Particularmente, eu gosto muito de produzir eventos, como estratégia de marketing.
Em uma das empresas onde trabalhei, para divulgar um filme espanhol que falava sobre o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir um emprego, produzi uma sessão exclusiva do filme para profissionais de RH de diversas empresas e, em parceria com órgãos da área, realizamos um debate sobre o tema. Aquele era um dos nossos públicos e também o nosso formador de opinião.

O evento, que teve baixo custo, otimizou a divulgação do filme. Os participantes divulgaram em suas empresas e para os seus colegas de profissão. Tivemos mídia em vários veículos de comunicação.
Aproveitamos o burburinho e realizamos promoção interna nas empresas, onde os funcionários, através de concursos, ganhavam ingressos para assistir ao filme. Estimulamos o boca a boca.
O resultado foi excelente. Com pouca verba, conseguimos fazer um excelente marketing e nossa receita foi bem satisfatória.

Há também muitos eventos para patrocinar, que podem ter relação com a mensagem que a empresa quer passar, com o público que se quer atingir.
Basta pesquisar, analisar o custo-benefício e as ações que você pode fazer neste evento para promover ainda mais a sua marca.
Mas cuidado: Fique atento à qualidade e à segurança do evento. Sua marca estará associada a ele. E a mensagem que um passar, sua marca também passará.

Seja a produção ou o patrocínio de um evento, não feche os olhos para esta ferramenta tão poderosa.
Pesquise, deixe a criatividade aflorar, busque parceiros, promova a sua marca.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário